Na origem da palavra, arrependimento quer dizer mudança de atitude, ou seja, atitude contrária, ou oposta, àquela tomada anteriormente.
Texto: 1 João Cap 1.9 - Se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça.
Este versículo é a chave de tudo que o pecado
Em 2Crônicas 7.14 - Se o meu povo, que se chama pelo Meu Nome, se humilhar, e orar e buscar a minha face, e se converter dos seus maus caminhos, então Eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra.
Haverá uma grande luta no campo espiritual. O nosso adversário usará de todos os artifícios necessários para contrapor a nossa natureza. A sua função é: Matar Roubar e Destruir a minha e a sua vida.
Em 2 Coríntios 4.4 - Nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que não resplandeça a Luz do Evangelho da Glória de Cristo, que é a imagem de Deus.
Aplicação: Deus não nos condena porque nós erramos ou pecamos, mas sim porque não nos arrependemos (Confessar e Deixar) dos nossos pecados.
A Bíblia relata a história do Filho Pródigo em Lucas 15.11 a 32 - Nos Versículos 18 e 19 - Levantar-me-ei, e irei ter com meu pai, e dir-lhe-ei...: no Versículo 21 - O Filho disse: Pai, pequei contra o céu e perante ti, já não sou digno de ser chamado teu filho.
A Atitude (Arrependimento) do Filho Pródigo mudou a sua situação. Pergunta: Você estaria disposto a mudar a sua? Ou será necessário passarmos pelos vales e desertos (Sofrimentos) para que venhamos a nos consertar? Correlação: E ali vos lembrareis de vossos caminhos, e de todos os vossos atos com que vos contaminastes, e tereis nojo de vós mesmos, por causa de todas as vossas maldades que tendes cometido. (Ezequiel 20.43)
Precisamos enxergar seqüelas e cicatrizes em nossas vidas para então mudarmos?
*Aplicação: Se fôssemos sábios aprenderíamos com o que já lemos, vimos e até mesmo com o que já ouvimos. Pois a Bíblia está cheia repleta de Ensinamentos e Evidências Reais que nos ajudam a nos aproximar do Senhor e distanciar do pecado.
Quantas experiências ruins precisamos para aprender que não podemos nos afastar da presença de Deus.
Conclusão: Por que pecamos tanto?
1º Aspecto:
Por causa da Natureza Carnal. "Porque não faço o bem que quero, mas o mal que não quero esse faço. (Romanos 7. 19 e 20)."
2ºAspecto:
Porque literalmente “Abusamos” da Bondade, da Misericórdia, da Paciência, da Longanimidade do Nosso Deus. - “Deus é Amor. (1João 4.8b)”, esquecemos que Ele também é justiça; “Porque o Senhor corrige a quem ama. (Hebreus 12.6a)”
3ºAspecto:
Porque achamos que não há tanta pressa (urgência) para o Arrependimento e por isso continuamos na prática do Pecado, semelhantemente ao Povo de Judá, nos tempos do Profeta Jeremias. ” As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos...- (Lamentações 3:22).”
Dc. Paulo Roberto - Igreja de Cristo Vida Nova - ICVN / 05 de maio de 2010
"Este dia é consagrado ao Senhor. Não vos entristeçais, pois a alegria do Senhor é a vossa força. Ne. 8:10b".
Jesus o Leão da Tribo de Judá.